Canto do livro
Maricá (RJ) - Ano VII - N° 96 - Outubro / 2010 - Leitores & Livros ©

Canto do livro

Canto do livro

Rua Domício da Gama, 287 Lj.2
Centro Maricá
Fone:21-2637 4996

Home



Livraria
 
"A leitura de um grande livro é muito mais rica que assistir a um grande filme"
Steven Spielberg
 
Livraria divulga a leitura e o município
Em maio de 2004, a cidade de Maricá, na Região dos Lagos fluminense, assistia ao surgimento da primeira livraria como um presente aos 190 anos de fundação do município. A livraria Canto do Livro se tornava na região um pólo incentivador da leitura e ponto de encontro de quem gosta dos livros. A iniciativa do jornal “Leitores & Livros” para divulgar a presença do livro atravessou as fronteiras municipais, se tornando hoje o maior sebo da Região dos Lagos e um divulgador de Maricá, através de leitores que fazem suas compras pela internet como Alexsandro Loureiro Passos, de São Gonçalo, que afirmou por e-mail: “Maricá está de parabéns por possuir uma livraria tão bem aquinhoada de livros”.
A livraria, desde aquele dia 28 de maio, desenvolveu uma série de ações para estimular a leitura. Foram lançadas as filipetas de divulgação ilustradas com frases relativas aos temas livraria, biblioteca e criança, e instalada uma cesta de doação de livros, em especial didáticos, na porta da livraria. A livraria ainda promoveu um concurso de textos sobre os livros destinado a professores e alunos da rede municipal. Houve também o lançamento do folheto “+ Leitura”, que teve quatro edições em 2004, com informações sobre leitura e livros, distribuído na loja e enviado aos leitores cadastrados, e a participação na III Bienal do Livro de Maricá, em novembro daquele mesmo ano.
Em 2005, a livraria ganhou novos rumos com a mudança para um espaço maior na Rua Domício da Gama, 287, loja 2, no Centro de Maricá. Finalmente, pôde ser inaugurado um espaço para o acadêmico Domício da Gama, nascido no município, apresentando um pouco de sua vida e a 1ª edição, editada há mais de 100 anos, de uma obra do contista, cronista, ministro e diplomata. Hoje é a maior exposição do escritor no município, onde uma escola, uma biblioteca escolar e uma das ruas principais levam seu nome.
As paredes da loja receberam quadros com frases ilustradas relativas ao livro e se criou a exposição permanente “O lixo no Livro”, reunindo os mais diversos objetos usados como marcador de páginas.
Outra iniciativa foi o lançamento do folheto “Canto do Livro” com informações sobre limpeza dos livros, a anatomia do livro, ilustração indicando os diversos componentes de um volume, as principais datas comemorativas do Livro, a “Súplica do Livro”, divulgada entre livreiros nos anos 70 no Rio de Janeiro, e frases alusivas às livrarias e sua importância como difusoras da cultura.
Com o objetivo principal de divulgar a leitura e o livro, apesar de fisicamente instalada a livraria apenas em 2004, desde o ano anterior o projeto Canto do Livro já distribuiu no município aproximadamente 8 mil livros a instituições como escolas e associações de moradores que desejam formar uma biblioteca ou sala de leitura.
Entre os beneficiários que receberam livros infantis, juvenis e didáticos estão a Escola Estadual Joaquim Eugênio, o projeto Curumim, no Sal da Terra, o Espaço Cultural Kotobuki, o grupamento de Escoteiros do Mar, a Associação de Moradores na Praia das Lagoas de Maricá, que construiu a primeira etapa de um prédio para abrigar biblioteca, creche e rádio comunitária em praça doada pela Prefeitura, à biblioteca do Centro Educacional de Itaipuaçu (CEI), e Ricardo Siciliano, que iniciou a instalação de um espaço de leitura na localidade de Santa Paula.

Indique este Site!
 
Imprimir
 
Topo da página
 
Leitores & Livros Ltda - ME - CNPJ 04.382.209/0001-18 - Insc 77.178.040 Caixa Postal 113.790 - Maricá - RJ - CEP - 24900-971